sexta-feira, 6 de maio de 2011

O racismo e o bigode de Monteiro Lobato


O Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão colegiado independente ligado ao Ministério da Educação (MEC), publicou no Diário Oficial da União a súmula de um parecer a respeito do livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, e sobre obras em geral que contenham trechos considerados racistas e que são distribuídas em escolas públicas.
O parecer aponta assuntos tratados com preconceito no livro, como os negros e as religiões africanas, quando se refere à "personagem feminina e negra Tia Anastácia e as referências aos personagens animais tais como urubu, macaco e feras africanas". Em um trecho do livro, por exemplo, a personagem Emília (do Sítio do Pica-Pau Amarelo) diz: "É guerra, e guerra das boas. Não vai escapar ninguém - nem Tia Nastácia, que tem carne negra".
Tem idade mínima para que a criança entenda o preconceito??Teoricamente sim.Praticamente NÃO.
Imagine a seguinte situação:Em uma escola em que o texto é lido às crianças algumas delas ao se depararem com tais trechos começam a apelidar as meninas negras da sala de aula de "Nastácia"ou "carne negra",assim as meninas começam a se afastar dos outros colegas de classe,isolando-se do resto da turma para não terem que escutar tal tipo de apelido com conotação ofensiva.Assim é inplantado o racismo nas escolas.Sútil???
Algumas cartas do autor divulgadas recentemente trazem a tona de forma mais explícita o seu racismo.
O autor de O Sítio do Picapau Amarelo faz uma defesa engajada das ideias eugenistas (pretensa ciência que pregava a superioridade dos brancos). Os textos são destinados ao escritor Godofredo Rangel e aos cientistas Renato Khel (1889-1974) e Arthur Neiva (1880-1943). Veremos aqui no Melanoise um trecho de uma de suas cartas destinadas a Arthur Neiva em que Lobato elogia abertamente a Ku Kux Klan. Leia:


Racista??Me diz você,urbanóide

Melanoise

Nenhum comentário:

Postar um comentário