sexta-feira, 17 de junho de 2011

quem foi o Josuééééééééé?

Qualquer maluco que já tenha ouvido Nação Zumbi concerteza já se deparou com algum trecho de alguma das letras em que o (grandessíssimo) Chico Science cita o nome Josué (Josuééééééé). Poderia ser qualquer um,afinal é um nome comum certo?Errado.Josué Apolônio de Castro não foi qualquer um.
Josué Apolônio de Castro (Recife, 5 de setembro de 1908 - Paris, 24 de setembro de 1973), foi um influente médico, nutrólogo, professor,geógrafo, cientista social, político, escritor, ativista brasileiro que dedicou sua vida ao combate à fome. Destacou-se no cenário brasileiro e internacional, não só pelos seus trabalhos ecológicos sobre o problema da fome no mundo, mas também no plano político em vários organismos internacionais.Partindo de sua experiência pessoal no Nordeste brasileiro, publicou uma extensa obra que inclui: Geografia da fomeGeopolítica da fomeSete palmos de terra e um caixãoHomens e caranguejos. Exerceu a Presidência do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e foi também Embaixador brasileiro junto à ONU.Recebeu da Academia de Ciências Políticas dos Estados Unidos o Prêmio Franklin D. Roosevelt, o Conselho Mundial da Paz lhe ofereceu o Prêmio Internacional da Paz e o governo francês o condecorou como Oficial da Legião de Honra.Logo após o Golpe de Estado de 1964, teve seus direitos políticos suspensos pela ditadura militar.
Com tantos feitos extraordinários em vida e por ser seu conterraneo já era de se esperar que chamaria a atenção do jovem Chico Science.Mas o motivo real para as citações nas letras do Nação é que Josué é o autor do romance Homens e Caranguejos (1966) em que dá vida ao conceito de "Homem-carangueijo",homens que tiram do mangue o seu sustento.O romance foi lido por Chico enquanto formulava o conceito "Manguebeat".Não deu outra,o jovem Science se indentificou muito com Josué de Castro e o imortalizou nas letras da Nação Zumbi.

"Ô Josué, eu nunca ví tamanha desgraça
                             Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça"
                                                                                      Science,Chico - Da lama ao Caos




Melanoise!

Nenhum comentário:

Postar um comentário