terça-feira, 30 de agosto de 2011

e os SHARPIES??



Diferentemente dos SHARPS (Skinheads Against Racial Prejudice, ou skinheads contra o preconceito racial), rótulo cunhado nos EUA durante os anos 80, no fim dos anos 60 e durante a década de 70, uma subcultura conhecida como Sharpies povoava as ruas de Melbourne, na Austrália.

Similares aos Suedeheads e especialmente aos Smoothies britânicos, os Sharpies levavam esse nome devido à vestimenta alinhada, influência dos Mods e Rude Boys britânicos, sendo que muitas vezes estes jovens realmente haviam migrado da Inglaterra para as terras australianas. Comumente vistos com cabelos na altura do ombro, trajando calças risca de giz, jeans das marcas Levi's ou Lee, suéteres, cardigãs, camisas pretas e camisetas personalizadas (geralmente com o nome da gangue a qual pertenciam), muitas vezes disputavam entre si quanto ao visual, criando diversos padrões, e detalhes nas roupas, recorrendo mais a alfaiates e ao próprio talento ao invés de usar grandes marcas de Londres ou Nova York. Muitos dos garotos vestiam roupas de tamanhos menores, a fim de parecerem maiores ou mais fortes do que eram.

Em termos musicais, era fácil reparar que entre os jovens australianos, bandas como AC/DC, Rose Tattoo, Coloured Balls, Skyhooks and Buster Brown, entre outros expoentes do Pub Rock e do Glam Rock, faziam tremendo sucesso, de forma similar ao que ocorria na Grã-Bretanha na mesma época. Durante as apresentações destas bandas, eram comuns brigas entre diversas gangues de sharpies.

Ao contrário do que se pode pensar, tratava-se de uma cultura com grande influência na Austrália, sendo comum encontrar centenas de Sharpies juntos vagando pelas ruas de Melborune. Como andavam em grandes grupos, muitas vezes não eram perturbados nem pela polícia. Justamente por isso, a violência praticada por eles aumentou exponencialmente, fazendo os Sharpies o que bem entendiam, brigando com quem bem entediam, roubando bebida e dinheiro de quem quisessem. Devido a esta enorme violência e à desconfiança gerada entre as gangues, a subcultura Sharpie chegou a seu fim no fim dos anos 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário